terça-feira, 3 de agosto de 2010

Volendam
















No domingo resolvemos conhecer Voledam, uma pequena cidade portuária que fica mais ou menos 15 km de Amsterdam. Pelas fotos que vi pela internet não poderia deixar de ir até lá. Pegamos o tram (bonde),e fomos até a Centraal Station.
Na CS depois de comprar os deliciosos stroopwafles( um tipo de biscoito wafle recheado com um melado), fomos nos informar o ônibus que nos levaria. Como era domingo teríamos que atravessar a balsa e de lá pegar o ônibus. Perguntei pra uma enorme holandesa onde que pagava pra pegar a balsa(pensei que eu estava em Santos indo pro Guarujá,rsrs). A sorridente garota respondeu dando gargalhadas que não tinha que pagar nada.
Pegamos o ônibus e fomos observando as fazendas e o gado holandês pela janela. O Rê ficou impressionado com a beleza das fazendas.
Descemos num ponto diferente de todos que estavam ali e fomos caminhando até o centro da cidade. Chegamos a um museu, depois num supermercado. Compramos algumas frutas(bananas e mexiricas) e o Re comprou uma latinha de cerveja. Ao sair do super o Re antes de abrir a latinha me perguntou em português:"será que pode beber na rua". O Re tinha ido ao Canadá no ano passado e lá é proibido.
Neste momento apareceu um senhora e respondeu que sim, que pode beber na rua. Nós descobrimos que ela era uma holandesa que já havia morado em São Paulo e que havia sido criada em uma daquelas belas fazendas.
Enfim chegamos ao porto: uma visão magnífica de belos barcos, muita gente zanzando pela rua principal, várias lojinhas, resturantes e barracas onde vendem o famoso Harinqui (arenque) e enguia defumada.
Passamos um dia bem agradável, compramos lembrancinhas, almoçamos um delicioso camarão, andamos pelas ruelas, descobrimos muitos bichos: patinhos, cabras, carneiros, um galo. Descobrimos também uma igreja.
As casas de Volendam parecem casinhas de boneca, lindas. No fundo das casas há um pequeno canal.
Numa das lojinhas que eu estava comprando uma boneca pra minha sobrinha, a vendedora percebeu que éramos brasileiros: daí veio a primeira e única "gozação": Vocês são brasileiros? Ah, eu conheço o Brasil. O Brasil que perdeu da gente na copa!!!"
O que responder? Devolvemos um sorriso pra ela e fomos comprar o arenque na barraquinha de rua pro Re comer. (eu não me arrisquei, o cheiro do peixe é muito forte).
Assim terminou a nossa visita por aquela fofa cidade.

2 comentários:

  1. Aaai que fotos lindas!!!! Amei a cabra tomando um banho de sol na cadeira heheheh e os patinhos tão fofos... Você deve ter comprado bastante heim, cheia de sacolinhas :))) Beijos

    ResponderExcluir
  2. Carol...também achei muito folgada aquela cabra...comprei apenas lembrancinhas pra família, e um patinho e um carneirinho de pelúcia que achei numa feira de Amsterdam pra lembrar desses momentos...queria ter comprados mais waffle(muito boooom!!!).Ah se vc tiver orkut ou facebook tem mais fotos mais...aos poucos vou contando mais.Bjs

    ResponderExcluir