quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bicicletas, motos, lambretas e carrinhos...















Hoje vou postar algumas curiosidades que descobrimos nos países que passamos.
Os Holandeses, como eu já sabia são apaixonados por bicicletas. Mas só mesmo estando em Amsterdam pra se ter a real dimensão dessa paixão...

O Jul(não sei se é assim que escreve o nome dele), nosso hilário guia de pesca no nosso bate-papo enquanto pescavam(ele e o Re), nos contou que os americanos além de não serem bons pescadores quando vão até lá usam capacete e todo parafernália de proteção pra andar de bike. "Mas nós, holandeses, não precisamos disso pois desde pequenininhos aprendemos a andar de bicicleta"...(risos)...

Brincadeira à parte, os holandeses realmente amam a tal bike. Mas elas são bem diferentes das nossas, parecem mais aquelas bicicletas antigas que os entregadores de mercadinhos usavam(sabe?). Quem tem mais de 40(aiiiiii), sabe o que estou me referindo...

Logo na minha primeira foto quando chegamos na Central Station(e sem malas_tinham sido extravidas), tem um cabeção passando voando em cima de uma bicicleta,kkk.
Pude observar que as pessoas falam ao celular enquanto pedalam, carregam filhos pequenos, as mulheres usam saia, salto alto e bolsa no ombro(não sei como conseguem).Alguns homens pedalam usando terno...

Muitas bicicletas tem uma espécie de cesta plástica grande,bem parecida com aquelas caixas de frutas do Ceasa, no lugar de nossas cestinhas de bike feminina. Tem algumas caixas até enfeitadas com flores de plástico. Lembrou-me as barracas de "capeta" lá de Porto Seguro(quem já foi sabe direitinho o que estou falando)...Outras tem uma espécie de bolsa pendurada na parte de trás...e outras tem uma espécie de carrinho adaptdo(não é cadeirinha não) pra carregar as crianças...

Também vi que devido à grande quantidade desse meio de transporte estacioná-la é um problema. Vi até umas dependuradas pro lado de dentro de um canal.

Também achamos algumas abandonadas, como uma que o Re está em cima fazendo pose de holandês(mas o pneu estava murcho).

Em Amsterdam, achamos também muito bacana os carrinhos, coisa incomum pra nós aqui no Brasil que adoramos carros enormes, que caibam muitas compras quando vamos ao supermercado...
O Re tirou uma foto ao lado de um desses fofos carrinhos e a impressão que deu é que ele não caberia dentro do carro...Como será que faz os altíssimos holandeses?kkkk

Já em Paris adoramos ver as motos de três rodas, lindonas...e outras com cobertura...
Eu e o Re temos um plano de um dia fazermos uma longa viagem de moto, quem sabe até a Argentina, mas isso são planos pra depois da aposentadoria, com os filhos criados...Ao vermos estas lindas motos ficamos lembrando de nossos planos...

A bicicleta de aluguel lá é a Velib, bem diferente das holandesas. Lá você pode alugar a Velib usando seu cartão de crédito e escolher na hora qual você quer. Depois é só procurar um outro local onde elas ficam estacionadas pra encaixá-la de volta ...o detalhe é que é preciso achar o local vago...

Também fotografamos umas "lambretas"...Lembrei-me da minha infância que meu pai tinha uma lambreta e nos levava(eu e mais dois irmãos) até uma pracinha de nossa cidade pra gente brincar de pique-esconde...eu ia na frente, em pé na lambreta...bons tempos, boas lembranças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário