quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Transporte em Londres.

free counters
Das cidades no exterior que conheci e andei de metrô, Santiago do Chile,Paris, Nova Iorque, considero Londres a melhor servida por transporte público organizado, com mapas nos pontos de ônibus e várias opções de transporte interligando a maior parte da cidade.
O tube, como é bem conhecido liga várias partes da cidade dividida em zonas de 1 a 9 e é bem fácil de usar.
Há várias formas de usar o metrô, como comprar passes individuais.Mas essa é a forma mais cara, se for utilizar várias vezes o transporte público.
Optamos por utilizar o Oyster card. Tive uma certa dificuldade inicialmente em entender como funciona esse cartão mas é muito simples.Com esse cartão você pode andar em metrô, ônibus e alguns trens locais.É um cartão recarregável. Você faz isso nas máquinas das estações utilizando o seu cartão de crédito.
O cartão é vendido nas estações de metrô ou de trens em máquinas ou guiches( o plástico) e ele tem um valor fixo( 5 libras cada). Mas esse valor é retornável, ou seja, após a última utilização, você devolve esse cartão nas estações e recebe o dinheiro de volta.
Para carregar esse cartão há algumas possibilidades:O travelcard ou o pay- as- you -go.
O Oyster card pode ser carregado com o travelcard por um a sete dias com um valor fixo....mas o ideal pra quem fica mais de cinco dias é carregar com sete dias, o 7 Day Travelcard pois os descontos são bem maiores.

Para carregar o Oyster é necessário escolher as zonas por onde você irá percorrer. As zonas mais percorridas, as mais turísticas são as zonas 1 e 2.
Portanto, creio que o Oyster card foi a melhor opção que tivemos pra utilizar o transporte público por cinco dias. Não é barato o transporte público em Londres, então é necessário analisar bem o que você vai utilizar.Estávamos bem próximos a uma estação, Victoria Station e andamos muito de metrô e ônibus.Carregamos com o 7 Day Travelcard com as zonas 1 e 2.Pagamos 30,40 libras mais 5 libras pelo plástico para cada um.
O Oyster card também dá desconto pra andar os barcos no Tâmisa( 33%). Não usamos esse desconto, só fizemos o passeio no Regent Canal de barco.Fomos até a Little Venice de metrô.Compramos o passe acima da foto na hora.
Fizemos uma pequena viagem a Brighton e fomos de ônibus, que partiu da Victoria coach e voltamos de trem. Já havia comprado os bilhetes pela internet.
Para ir até ao aeroporto Gatwich que fica a 50 km do centro de Londres, no último dia ,fomos de trem que pegamos na Victoria Station. Há opções de trem partindo pro aeroporto o express, que é mais rápido e o trem southern, mais barato e mais demorado com paradas em algumas estações. Escolhemos a segunda opção que não levou mais de 40 minutos ao aeroporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário