segunda-feira, 31 de maio de 2010

Amsterdam


Hoje vou relatar algumas coisas que descobri sobre Amsterdam, primeira cidade que iremos visitar na Europa.
Amsterdam é uma bela cidade plana, cheia de canais, daí ser chamada de Veneza do Norte(na antiguidade ela era um grande pântano).Os moradores usam bastante os canais, como moradia, hotéis ou vias de transportes.Há vários passeios(canal tour) em frente a Centraal station.
É considerada muito liberal, mas apesar disso ou talvez por causa disso ela tenha índices baixíssimos de vilolência.
A quantidade de bicicletas é impressionate. Dizem que os holandeses aprendem a andar de bicicleta mesmo antes de aprender a caminhar. É super comum ver pessoas andando de bicicleta bem vestidas, coisa inusitada pra nós brasileiros, pois aqui associamos as bicicletas a esporte ou meio de transporte de quem tem pouco poder aquisitivo. Pura besteira, afinal os holandeses são um povo magro e saudável, o que é uma grande vantagem.
Amsterdam é a cidade das tulipas.Existe um parque maravilhoso que funciona de 22 de março a 22 de maio coberto de tulipas.É o Keukenhof.Pena que não estarei por lá nesta época.
Há vários museus famosos como o Museu Van Gogh que funciona de 10 às 18 horas a 14 euros o bilhete e o Museu Rijksmuseum(Rembrandt) das 9 às 18 horas por 10 euros a entrada.
Também tem o passeio no museu :"A Casa de Ane Frank". Pra quem não conhece a história vale a pena lê-la. Mas eu particulamente não me interessei por conhecer este local trágico.7,5 euros a entrada, das 9 às 22 horas.
Um belíssimo parque é o Vondelpark, imperdível.
As cervejas holandeses também são famosas. Um passeio pros apreciadores é o Heineken experience, com um tour pela fábrica e com direito a três copos de cerveja a 10 euros. Mas há outros locais muito bons também, mais em conta como Brouwerij't IJ Pub, que fica na Funekada, 7-1018 com queijos e lanches. Lá vc poderá beber uma cerveja artesanal e ver um moinho de vento.
Um dos bairros mais bonitos é o Jordan, que fica ao lado da Dam square( uma praça famosa). Neste bairro há três canais belíssimos e é um local bacana pra se fazer caminhadas. Nos sábados há uma feira orgânica do Noordemarkt das 9 às 15 horas.
Outro local bacana pra caminhar é a rua Spui (Spuistraat) com várias lojas, restaurantes e cafés.
Existe ainda a possibilidade de fazer uma pescaria com barco,guia, material de pesca, comida e bebida que pode ser agendado pelo site http://www.fishingamsterdam.com/. E é claro que meu marido, pescador esportivo viciado já fez esta reserva.Quem gosta do esporte pode ver os vídeos no site.

Agora citarei lugares e comidas típicas de Amsterdam:
Gouda- queijo famoso, pode ser adquirido nos supermercados da rede Albert Heijn.
Sorvete- dizem que o melhor é na Australian(Leidstraat 101, 1017.
Stroopwafel-são wafles que podem ser comprados no super;
Batata frita com maionese- a mais barata é na V e D La Place(Roki, 160);
Appelgebak met slagron( torta de maçã com chantili), no Ouvidius Café, junto ao Magna Plaza(Spuistraat, 139);]
Harenqui(arenque- peixe), nas barracas de rua.
Broodje rookworst- pão com linguiça defumada( Hema).
Falafel- bolinhos dentro do pão( Maoz)

Dicas de restaurantes:
Moeders, comida caseira(Rozengracht, 251-1016 SX),
La Place, self-service( Kalverstraat, 203- 1012 XC),
Febo, comida barata, tipo fast food americano- é a comida de "parede". Vc coloca moedas de euro nas fendas dos forninhos que ficam na parede,
Hema, loja de departamento com sanduíches prontos(Regulierbreestraat, 20),
De Beeker de Sister( comida e cerveja), Klovenierbugwal 6-8 1012).

Bem, espero que estas dicas, que vou testar em breve, sejam proveitosas pra quem tiver a oportunidade de conhecer esta maravilhosa cidade!!!

4 comentários:

  1. Ola Cibele e Reginaldo!

    Vim fazer uma visita após ler sobre o seu Blog no site do Roberto, que por fim visitou o meu Blog :) Muito legal a iniciativa de vocês, todo o planejamento para a viagem. Se precisarem de algumas dicas, moro na Europa ha 5 anos, passei por algumas cidades... Descrevo as experiências de viver no "velho continente" em http://vivendoeuropa.blogspot.com quando quiserem, apareçam por la! Abraços e muito sucesso! Carol.

    ResponderExcluir
  2. Que legal Carol...vou ler tudinho no seu blog!!!
    Claro que vamos precisar de muitas dicas. Hj recebi em casa os bilhetes do Thalys...que emoção!!!
    Prazer em conhecê-la.Bjs.
    Cibele.

    ResponderExcluir
  3. Tiaaaaaaaaa,
    Que show este seu post. Me fez voltar a cada lugar na minha memória. Juro. Você descreveu tão bem que já deve ter ido lá em sonhos.

    Visite meu blog nos titulos: primeiro dia, segundo dia... assim por diante. Descrevo toda a experiencia lá. www.juliapitillo.blogspot.com

    Beijao
    Amo voces

    ResponderExcluir
  4. Ai Ellen, vc me deixou emocionada...eu nem sabia usar a internet qdo vc foi pra Holanda, kkkk...mas agora vou seguir seu blog. Te amo!!!

    ResponderExcluir