sábado, 31 de janeiro de 2015

Os Canyons do Rio Grande do Sul: eu fui e amei!!!

free counters
Um sonho que queria realizar era conhecer os canyons do Rio Grande do Sul. Então saímos de Gramado rumo à pequena Cambará do Sul.
Estávamos já decididos de visitar um dos canyons antes de chegar no hotel e então paramos num pequeno restaurante antes de chegar na cidade para tomar um lanche. E aproveitei pra perguntar qual canyon estava mais perto e acessível. Acabamos descobrindo que a senhora que nos atendera era proprietária do hotel que íamos hospedar, e ela nos disse que só poderíamos visitar o canyon com guias, pois era muito difícil chegar lá de carro comum....Fiquei desconfiada, pois já havia feito muita pesquisa sobre o assunto e sabia que o único problema era a estrada cheia de pedras, que demoraríamos chegar, mas que não era impossível ir sem guias...
E assim chegamos na cidade, paramos para pegar informações numa agência de turismo e eles só tinham passeios pro dia seguinte e não tinham mapas...Continuamos nosso caminho e acabamos descobrindo a direção pro canyon mais próximo da cidade, o Itaimbezinho que fica no Parque Nacional Aparados da Serra. O caminho realmente é complicado, com muitas pedras, mas chegamos inteiros e animados pra nossas caminhadas.A entrada desse parque é paga, mas há banheiros, água e umas garotas pra nos explicar as trilhas. Fizemos duas trilhas maravilhosas e bem tranquilas.
Depois retornamos e fomos pro nosso hotelzinho bem no centro da cidade. Hotel simples e caro, como toda hotelaria por ali.
A noite, fomos conhecer um restaurante bem inusitado: Galpão Costaneiro, todo decorado com objetos antigos e uma deliciosa comida colonial.
No outro dia fomos em busca do canyon Fortaleza, mais distante e com vistas magníficas. Andamos muito e fiquei muito bronzeada em algumas partes do corpo que não protegi direito...Mas finalmente realizei mais um sonho. A paisagem é fantástica e vale a pena todo esforço pra andar e andar... Nesse dia almoçamos num local bem bonitinho chamado " A Taberna".
Minhas impressões? Creio que conhecer os canyon do Rio Grande do Sul é um passeio que todas pessoas que tem condição de caminhar muito deveria fazer... Por outro lado o governo não melhoras as estradas, os guias querem vender seu serviço e assim tudo fica como está...Pra natureza não é ruim...pelo menos continua linda....

Nenhum comentário:

Postar um comentário