quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cultura americana : é isso!!!

free counters
Viajar pra outro país é sempre um aprendizado cultural pra mim e meu marido. Procuro observar mais, pra não dar gafes e respeitar a cultura de outros povos. Sempre penso que as pessoas ao ser educadas numa nova cultura não só pensam diferente da gente, mas também sentem diferente....Então creio que o negócio é nunca se estressar quando se é turista e tirar proveito ao máximo de sua aventura.
Vou tentar citar algumas coisas que observei nas minhas viagens ao Estados Unidos, especialmente em NYC, nossa última viagem no inverno de 2014.
- Se você for a um guichê comprar alguma passagem ou passe de metrô, nunca peça informações. Nunca.O funcionário certamente será grosseiro com você. Pergunte pras pessoas da fila ou num guichê próprio pra informações, se houver.
O que penso disso? É muito desconcertante ser maltratado por conta de uma mera pergunta. Por outro lado esperar "horas" numa fila pra pagar algo e as pessoas ficar fazendo perguntas intermináveis....e você lá na fila esperando, ou o próprio funcionário ficar vendendo produtos ou cartão da loja como acontece demais nas lojas brasileiras não é nem um pouco agradável...Quem nunca passou por isso nas populares Riachuelo e Renner?
-Todo produto que você for comprar tem o imposto separado. Mesmo em feirinhas você pagará o imposto.
Qual é a vantagem disso? Você sempre saberá o quanto de imposto pagará nos produtos, e nunca estará embutido e escondido esse valor...
-O americano não gosta de contato muito próximo. Mesmo que você alugue um quarto num apartamento de um americano( sempre com entrada separada), o dono do apartamento só fará contatos com você através do telefone.
Ou seja, ninguém invade a vida de ninguém. Nada de intimidades e amizades muito rápidas.
- Você encontrará muita gente simpática pra te explicar endereços, pontos de ônibus e etc. Algumas vezes até te acompanharão até o local que você precisa chegar. Isso sem nenhum interesse, nem conversas ou bate-papo. Bem melhor que em Paris.
Aconteceu conosco algumas vezes...Uma senhora andou três quadras só pra nos mostrar um ponto de ônibus, e estava começando a nevar. Chegando lá virou as costas e retornou seu caminho...
- Para usar alguns coletivos de Manhattan você compra as passagens em máquinas na rua, entra no ônibus e não mostra a passagem, nem entrega pra ninguém. Casualmente pode aparecer algum fiscal pedindo a passagem.
Isso pra mim é o ápice da confiança e honestidade.
-Liquidação é algo totalmente verdadeiro. Os preços caem mais de 70%.
De verdade mesmo!!!
-O metrô é o lugar mais democrático possível.Entra gente de todo jeito: gente bem vestida, gente maluca, pedinte, bêbados, cantores, de tudo mesmo.E nas estações você poderá observar todo tipo de manifestação artística, músicas populares, eruditas, danças...Mas nunca vendedores ambulantes e lixo jogado no chão...
È no mínimo engraçado...Mas procuro nunca encarar os esquisitos...Dá medo!!!
- Você não vê a polícia, mas ela certamente te vê. Muita atenção ao estacionar um carro. Se você estacionar em local não permitido certamente será multado e até mesmo guinchado.
E não tem conversa. Multou, acabou...
- Nunca invada um espaço privado, mesmo que não haja cercas ou grades.
Numa pequena cidade próxima a Everglades city( quando estivemos na Flórida) resolvemos descer do carro, numa área residencial e ir próximo a um lago que ficava a uns 10 m de uma casa...Não havia cerca, muretas nem nada que marcasse a separação das casas...Um senhor enorme chegou de carro e foi logo gritando..."O que estão fazendo aí?Essa área é particular!!!".( Era o quintal da casa, hehehe...) Fiquei super sem graça e fui logo retornando pro carro. O Re,muito tranquilamente-como sempre nesse tipo de situação- chegou até ele, se apresentou, se desculpou...Em seguida o fortão nos falou que poderíamos ficar mais ali e tirar fotos, se quiséssemos...Lição aprendida....
- O Americano do interior ainda pensa que falamos Espanhol.
Ainda em Everglades, conhecemos um senhor numa pequena lojinha de material de pesca, e ele ficou impressionado de nós brasileiros não falarmos espanhol, hehehe...E ainda nos apresentou pra uma senhora que entrou na loja em seguida, comentando" eles são do Brasil mas falam Português" e a senhora falou pra ele: " Outro dia vi uma reportagem que lá no Brasil tem cidades enormes, tipo NYC, cheia de trens( ela se referia a São Paulo)...Aiaia...nem quis comentar....rsrs
_ Ainda sobre a questão de linguagem é muito comum falar espanhol em cidades como Miami e NYC.
Nas lojas e restaurantes o espanhol é a segunda língua, com certeza!!!
- Sempre ao subir ou descer de escadas, observe o fluxo das pessoas.Não suba de mãos dadas atrapalhando o trânsito das pessoas.
Acho educada essa prática.
- Menores de 21 anos não compram bebida alcoólica.Eles não vendem mesmo que os pais do jovem estejam ao lado dele.
Acho muito bom.
_ Alguns jogos violentos também não são vendidos pra menores de 18...
_Alguns banheiros em barzinhos ou restaurantes são mistos, isto é, numa fila única ficam mulheres, homens e deficientes.Em todos banheiros que entrei mesmo numa rodoviária havia sabonete líquido, papel higiênico, papel toalha ou secador de mãos e ganchos para pendurar casacos ou bolsas.Em todos, sem exceção.
Levei um susto na primeira vez que saiu um senhor de dentro de um banheiro que eu estava na porta.
Sinto muita falta de ganchos para pendurar minha bolsa em vários banheiros de barzinhos daqui.
_ Restaurantes e lanchonetes americanos são muito parecidos. Em qualquer restaurante eles vendem sanduíches e fritas.
Realmente os americanos comem muito mal, muita fritura...Uma deliciosa e engordativa tentação!!!
- O famoso cachorro-quente das barraquinhas de NYC é apenas um pãozinho pequeno e uma salsicha...Mais nada!!!
A salsicha é deliciosa, mas senti falta de molho e nossos muitos complementos, hehehe...
Bom, creio que é isso que conseguir captar da cultura deles...Gostou? Comente então!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário