sexta-feira, 11 de junho de 2010

Festa Junina( é também assunto europeu)




Olá!!!


Hoje iniciamos o dia organizando e decorando nossa escola que se transformará amanhã num grande arraial junino.Desses meus vinte anos que estou aqui no DF tive que me acostumar com muitas diferenças pois nossa festa aqui é tradicionalmente nordestina:músicas, comidas e principalmente as vestimentas com muito brilho e paeté.


Mesmo assim considero um momento muito bonito pois nosso grande grupo de funcionários da escola se une pra preparar uma festa enorme que reúne em torno de 5 a 7 mil pessoas. Isso mesmo! É um grande evento e muito bem organizado.


Sou mineira e como tal primo pelo folclore e tradições:roupas de chita, quadrilhas engraçadas,sanfoneiros, brincadeiras inocentes muita bandeirinha e uma grande fogueira.Comida à base de milho verde,mandioca,amendoim, quentão, pipoca...Creio que nós educadores temos obrigação de ensinar foclore e tradições aos nossos alunos pois, como sempre digo a eles que a cultura comum e popular eles tem acesso todos os dias nas ruas e na televisão.


Por falar em foclore vamos a um pouquito de história:


As festas juninas aqui no Brasil teve origem portuguesa ainda no período colonial.Mas o surgimento dessas festa tem origem no período pré-gregoriano, de origem pagã em comemoração à fertilidade da terra e às colheita, época denominada de solstício de verão, que no hemisfério norte é o dia mais longo do ano.Isso deu origem às vestimentas rasgadas e poídas,aos chapéus de palha de nosso típico caipira, trabalhador da terra.

As fogueiras, também de origem européia faziam parte da comemoração do solstício de verão.

Da França veio a dança marcada, que deram origem às quadrilhas típicas como ainda é hoje em São Paulo e nas Minas Gerais.

Na França"A Fete de Saint Jean"é comemorada como aqui no Brasil no dia 24 de junho e tem como grande tradição a fogueira.Trata-se de uma festa católica embora ainda sejam mantidas tradições pagãs.Na região de Voges a fogueira é chamada de "chavante".



Bem, é isso...ainda teria muito o que postas mas procurei apenas dar uma idéia a quem possa ler que Festa Junina também é assunto europeu!!!

3 comentários:

  1. Que legal Cibele!! Ontem teve festa Junina aqui em Bruxelas tbm, mas nao pude ir :( Mas adoro essa festa, as comidas e danças. E agora deu para aprender um pouquinho mais da historia com seu post! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Quando vai ser a festa do Tio Chico? A melhor, sempre.

    ResponderExcluir
  3. Acho que este ano nossa festinha será em agosto pois eles disseram que irão me esperar, rsrsrs. Se o Brasil ganhar vou enfeitar tudo de verde-amarelo, bolas, etc...

    ResponderExcluir