terça-feira, 12 de novembro de 2013

Um outro Brasil...Manaus-AM.

free counters Manaus, não fazia parte dos meus sonhos de viagem.Conhecia já de vista aérea e aeroporto, porém o calor úmido e os preços exorbitantes das passagens sempre me afastavam de qualquer ideia de conhecer essa parte do Brasil. Mas o Re foi trabalhar lá por quase três meses e aproveitamos nossas milhas aéreas e fui então conhecer mais região do nosso país.Procurei no booking.com por vários hotéis, vi que os preços comparados à região sudeste são bem menores e acabamos deixando pra escolher lá quando eu chegasse... Ao descer do avião tive uma sensação de que estava entrando numa panela de pressão, pois o ar condicionado do avião estava gelado contrastando com o calor da cidade, e então fui pegar minha mala e fiquei uma hora esperando em frente à esteira, mostrando já a desorganização dos nossos aeroportos. Encontrei o Re já ansioso por tanta demora.Fomos então escolher um carro pra alugar, mas as ofertas que estavam anunciadas no aeroporto não es-.avam disponíveis, então decidimos pegar um táxi e alugar um carro no centro da cidade( esse assunto faz parte de um outro capítulo, que nem sei se quero escrever...mas fica a dica" LK rent a car" nunca mais...). Depois de muita, mas muita demora alugamos nosso carrinho e fomos procurar um hotel....Mas antes passamos no Mercado Adolpho Liboa que foi recentemente reformado(ficou fechado por sete anos) e ficou belíssimo. Passamos depois por alguns hotéis feiosos e sujos, outros caros e sem vaga e então eu me lembrei do Hotel Colonial que havia visto no booking. Fomos a procura dele e com muita dificuldade conseguimos localizar e reservamos nosso quarto por um bom preço mas sem garagem, porque o hotel é bem antigo, como aquelas casas da época do Brasil Imperial que tem uma escadinha logo na entrada e um pé direito altíssimo. Está todo bem conservado, bem limpo, o quarto tem um ótimo tamanho...Logo o dono do hotel, senhor Célio se apresentou e se prontificou a guardar o carro na garagem da casa dele que ficava a uma quadra dali e também nos ofereceu os passeios.Combinamos então o passeio pro encontro das águas pro domingo. A noite, fomos conhecer o shopping Manauara e comer no Caboquinho uma comida típica, peixe frito, baião de dois, farofa de banana...uma delícia. O shopping, que é muito parecido com o Uberlândia Shopping na decoração(que eu particularmente acho ambos de muito mal gosto), tem poucos restaurantes e lojas típicas...o restantes são todas as lojas que existem em qualquer shopping... No segundo dia partimos pra conhecer toda parte histórica da cidade: o teatro Amazonas( sem palavras, só mesmo conhecendo tanta beleza, e ainda demos sorte da orquestra sinfôncia estar fazendo um ensaio, o que deixava o teatro mais belo, se isso for possível)... Depois conhecemos todo o Largo, ali tudo muito limpo e conservado, ao contrário de todo o resto da parte histórica da cidade...Uma pena, tantos prédios antigos sem conservação, tanto lixo jogado nas calçadas, toda fiação de iluminação exposta enfeiando vários prédios antigos... Pra almoçar decidimos ir ao restaurante Lenhador, que fica na estrada do turista . Esse restaurante serve carnes exóticas como jacaré, arraia, tartaruga, entre outras...Antes de chegar ao restaurante passamos pela Praia do Rio Negro e por vários condomínios de classe alta. Ali não se viam lixo na rua nem asfalto estragado...um típico Lago Sul de Brasília... Depois atravessamos a ponte do Rio Negro e fomos conhecer do outro lado de Manaus, uma região bem pobre, e até estradas de terra... A noite saímos pra passear no Largo e fomos até a pizzaria Splash...mas preferimos só comer alguns tira-gostos por causa do exagero do almoço. Estava tocando músicas de nosso gosto, como Legião Urbana e foi muito bom... No domingo então fomos fazer nosso passeio rumo ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Imperdível!!!Maravilhoso!!! Primeiro impacto, o porto de Manaus: imundo, nojento e fedido, lotado de mendigos pelo chão... Passado o primeiro impacto fomos ao nosso passeio que foi muita mais que esperávamos: vimos o encontro das águas, conhecemos uma comunidade que mora em casas flutuantes, almoçamos num retô flutuante, andamos numa passarela dentro da floresta( vimos muitos macacos, jacaré, sucuri), conhecemos a vitória-régia, depois fomos até uma aldeia de índio. Eles fizeram uma apresentação pra todos nós e depois tirou algumas pessoas pra dançar( eu e o Re fomos escolhidos pra dançar- o que não estava nos meus planos, rsrs).Depois da visita aos índios fomos nadar com os botos...Momento muito emocionante!!!Uma senhora fica dentro da água dando peixe pros animais enquanto ele nada em volta e por baixo de nossos corpos...Muito legal mesmo. No último dia, antes de ir ao aeroporto passamos em algumas praias pra fotografar como a Praia da Ponta Negra e a Praia Dourada(esta mais escondida)... Enfim...quais foram minhas impressões? Amei de verdade conhecer esse pedação do nosso Brasil, achei maravilhoso o casario antigo(amo) , mas....a falta de conservação do centro histórico é indecente: sujeira, fios expostos, lixo jogado nas calçadas( não vi nenhuma lixeira nas entradas das casas)...além disso o trânsito é horroroso, muito ônibus por todo lado, todo mundo buzinando ao mesmo tempo, falta total de sinalização... Fica aqui então meu sentimento de que uma cidade como Manaus precisa ser muito bem cuidada e administrada( somente 20% da cidade possui sanemanto básico- que vergonha!), pois Manaus tem um patrimônio belíssimo que não pode acabar. É necessário fazer campanhas educativas com urgência pras pessoas aprenderem que não se joga lixo no chão, e que os motoristas precisam aprender que buzinar é um ato que fazemos só em caráter de emergência e não a toda hora....É isso então!!!

1. Engraçado, tenho um olhar bem clínico, hehehe....bati os olhos no Manauara e apesar da diferenças achei muito parecido com o Uberlândia Shopping....e agora descobri que são da mesma empresa. Acho exagerada a decoração, kkkkkk

2. Pelo menos o teatro deu vontade de conhecer... lindas fotos, mas o que me chamou mesmo a atençao foi a descriçao da cidade. que bom que matou a saudade do tio.

1. Com certeza matamos a saudade, Ellen. Realmente é suntuoso o teatro com seus mármores importados e tudo mais. Mas pra quem curte a natureza o passeio de barco é imperdível. Não fotografei o restaurante, mas os peixes estavam deliciosos!!!

3. Não quero nem saber que bichos exóticos vocês comeram kkkkkk Amei o Post, tanta coisa linda pra se ver, que pena que seja tudo tão mal cuidado por lá né? E os botos? Que coisa mais fofa deve ser nadar com eles no habitat natural!!! Muito mais legal do que no sea world, pelo menos eles estão livres, né? :) Apesar dos aspectos negativos parece ser uma viagem fascinante... Super amei a foto do macaquinho, devia estar com tanto calor hehehehe Parabéns pela descrição detalhista, curti mil vezes!!!! Beiinhos Cibelita :*

1. Não comi nenhum amiga...isso é coisa do Re, hehehe...
      Apesar de todos problemas da cidade amei demais nadar com os botos e também dos prédios históricos....obrigada Carolzita!!!

4. Belinha ,fotos lindas ! E a do encontro das águas ficou especial .Digna do momento.Sempre ao lado um do outro, cada um respeitando sua natureza ( me lembro de Manaus,como uma sauna a vapor) mas possui lugares belíssimos . Vale a pena visitar! Bjo Gi.

5. Sim, Gigi....achei que estava numa sauna mesmo....Também amei a foto das mãos....Foi tudo muito bom....Valeu amiga. Bjs.