domingo, 31 de outubro de 2010

PEDRAS NO CAMINHO?

Hoje começo minhas divagações com uma parte de um poema de Fernando Pessoa, lembrando assim meus bons tempos da faculdade de Letras, aula do prof. Roberto, um cara um pouco estranho mas que gostava de pedir que eu lesse os poemas de Pessoa no início de suas aulas e falava que gostava de meu nome composto, Cibele Augusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas
Um dia construirei um castelo...

Naquele tempo eu e o Re já estávamos namorando, mas o Re já estava atrasado na facul e assim não frequentávamos as mesmas aulas....mas voltávamos juntos todos os dias na sua motoca...
Lembrei desse poema pois ontem na Casa Espírita que frequentamos uma senhora leu este poema e achei maravilhoso e resolvi compartilhar aqui...ele falou profundamente em mim. Pensei nesse momento de eleições que estamos vivendo. Momentos tão difíceis de muita incompreensão, muita desarmonia.Seria tão importante as pessoas se unirem por um bem maior que é fazer o melhor pelo país!!!
Mas quando a figura mais forte do país, o próprio presidente da república fala tantas bobagens, cria tanta desarmonia, o que pensar então do resto do país. Um país dividido não é bom pra ninguém. Será que nosso presidente está tão arrogante que não percebe o quanto são infelizes suas declarações?
Será que os fanáticos realmente acreditam que nosso presidente tem condutas muito corretas?

Aiiiiiiiiii!!!!!Não queria me irritar com essas questões!Queria realmente ficar bem alienada, fingir que não vejo nada...mas é tão difícil fingir que tá tudo bem, que os hospitais públicos funcionam bem, que as estradas não são esburacadas, que nossos alunos aprendem muito bem, que não falta comida na mesa de nenhum brasileiro, que viver no Brasil é muito seguro...
Talvez o melhor seja mesmo ler e reler o poema do Pessoa e assim procurar guardar cada pedrada que a vida no traz e com isso contruir um castelo interior muito mais sereno, belo, sensato e feliz.Vamos ao poema...

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver

Apesar de todos os desafios,

Incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas

E se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si,

Mas ser capaz de encontrar um oásis

No recôndito da sua alma.



É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um “não”.

É ter segurança para receber uma crítica,

Mesmo que injusta.



Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou

Construir um castelo ...

Fernando Pessoa

domingo, 17 de outubro de 2010

Itacaré, Bahia.




















Tô naquela fase do desânimo total,com vontade de passar o dia todo deitada...até escrever não está me chamando atenção...mas vamos lá, afinal sei que é só uma fase ruim e passageira e não sou de deixar a "peteca cair"...
Estamos pensando em "sacrificar" nossas férias de janeiro em prol de julho de 2011. Queremos muito fazer uma viagem pro exterior com os meninos e o meu filhão escolheu Nova Iorque....
Só que em janeiro não dá, além de não termos a grana suficiente ainda tem o problema do inverno rigoroso.
Então, provavelmente não iremos pra nenhuma praia este ano. O que é uma pena, afinal eu sou fã número um de passar uns dias perto do mar. Gosto bem mais que meus três rapazes. O Re então, nossa, ele detesta o nosso sol de verão e todo ano fica torcendo pra chover na praia...mas particularmente tenho dado muita sorte, kkkk.
Assim, só pra recordar irei postar algumas fotos da nossa última viagem ao litoral: Itacaré, na Bahia.
Itacaré fica a uns 60 km de Ilhéus, litoral sul.É a única praia baiana de costão, portando com paisagens magníficas: muito verde, muita praia limpa, praias de surfistas, muito coqueiro. Lindo mesmo!!!
A cidade é bem pequenina. As melhores hospedagens são as pousadas com muito charme. Elas ficam em ruas de terra. Ficamos na Pousada do Dengo. Eu indico: boas acomodações, café da manhã excelente,uma piscina deliciosa...
Mas Iacaré também tem bastante passeio pela natureza, com belas cachoeiras, um rio muito lindo e bastante esportes radicais...
As praias não são tranquilas pra banho, são bem agitadas, mas em compensação são bem limpas e sossegadas. Mas pra quem gosta de agitação tem a praia da Ribeira com muita música baiana.
Fizemos um passeio pelo rio das Contas e nosso guia nos levou pra conhecer a cachoeira do Cleandro. Passamos por um mangue e vimos muitos carangueijos. Na volta almoçamos num restaurante bem rústico.
Os preços de Itacaré são mais altos se comparados a Ilhéus e Porto Seguro, mas vale a pena conhecer este pequeno paraíso brasileiro.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Felicidade pode ser bem simples


Estava adiando escrever estes dias pois não tava muito legal emocionalmente.
Tem momentos que a gente mesmo sem querer se mete em cada situação;tudo que vc diz, escreve vira-se contra vc. Tantos desentendimentos e mal entendidos. Muitas vezes as pessoas te julgam sem saber o que realmente passa no seu interior.E palavras passam a ter significados bem diferentes do que vc gostaria de transmitir...
Por quê? Será mais fácil entender o que quiser ou respeitar a opinião do outro?
E eu tenho tanto a agradecer que nem deveria por um minuto sequer me sentir triste...
Depois de mais de 20 anos de trabalho em horários mais complicados pra saúde física e mental de qualquer um, de passar finais de semanas trabalhando, de passar vários natais e feriados longe de nós, finalmente o Re consegui permissão pra trabalhar num horário"normal". E isso pra nós é FELICIDADE. Coisas pra algumas pessoas tão sem importância, pra nossa família é muito importante.
Quantos momentos de solidão tive, principalmente antes de ter nossos filhotes, em domingos e feriados pelo fato de estar distante de meus familiares.
Hoje superadas todas estas fases sei que tudo isso me fortaleceu e fortaleceu também a cumplicidade e o amor de nossa família.
Então não é mesmo motivo pra felicidade? Até mesmo a senha que uma desconhecida me deu ontem numa fila que eu estava e tinha 77 pessoas na minha frente e de repente tinha apenas quatro? Não é felicidade?
Eu mal tinha aberto o meu livro pra calmamente passar o tempo quando recebi esse "presente" e então percebi que como pode ser muito boa a vida...que temos tanto a agradecer .
Mas continuo apenas pedindo meu Senhor que eu seja melhor entendida, que cale no momento que devo calar, que seja mais tolerante pra também melhor ser tolerada.
Assim Seja!!!
Obs: a foto é da praia Itacarezinho em Itacaré na Bahia.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Agora o sonho é a quatro, hehehe...













Pra quem gosta de ler minhas narrativas poderá estranhar...mas decidi que não vou escrever apenas sobre o nosso sonho a dois(meu e do Re) em conhecer a Europa. Aliás, um sonho que foi maravilhoso e que marcou muito as nossas vidas...
Mas a vida continua aqui no nosso belo e problemático país tropical...então decidi de agora em diante narrar alguns lugares que frequentamos , viagens, dicas de lugares que conhecemos e passeios agradáveis(a dois ou a quatro- ou seja- com o sem nossos garotos...
Nesse final de semana que passou conhecemos um lugar muito agradável pra passar o dia, passeiar de barco e almoçar num restaurante flutuante. Fica na beira do lago da usina Corumbá IV, em Goiás. Seguimos um mapinha que meu colega de trabalho, o Sobrinho- aliás a pessoa mais agradável e engraçada que conhecemos_ desenhou. Quem mora no DF vai até Luziânia, entra na cidade e pega a saída pra Caldas Novas. De lá vai seguir a estrada rumo ao lago da represa. O nosso objetivo era ir até o restaurante flutuante Porto de Vale.
A estrada está muito boa e pra chegar até lá andamos apenas 4 km de terra. A visão na chegada do lago é linda.
Almoçamos no restaurante flutuante e depois fomos dar uma voltinha no barco do Sobrinho. O lago é ENORME!!!Impressionante mesmo a quantidade de água bem clarinha. De longe vimos a usina e duas ilhas.
Depois o Re aproveitou pra dar uma pescadinha esportiva(pesca-e-solta) e pegou dois belos exemplares de tucunarés amarelos.
Foi um bom dia na companhia de meus três rapazes...Confiram as fotos...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vista da Torre Eiffel


























Paris e Torre Eiffel são praticamente sinonímias. Mesmo que existam tantos monumentos maravilhosos é do alto dela que você começa conhecer alguns...

No verão a aventura pode começar ali mesmo, na fila pra comprar o ingresso, que normalmente é enorme e recheada de pessoas de todas as partes do mundo. E muitos e muitos brasileiros em enormes excursões...Mas essa aventura pode virar uma festa se você puder aproveitar esse momento pra observar o comportamento de diferentes "tribos" e até mesmo bater um papo legal com pessoas interessantes.

Particularmente não tivemos muitos problemas, ficamos em torno de meia hora na fila, conhecemos uma família de brasileiros, um casal americano, outro canadense. Havia também uma excursão de adolescentes americanos que faziam questão de gritar( nada diferente dos nossos adolescentes, que eu convivo todos os dias no meu trabalho).

Compramos nosso ingresso para o último andar:"quem está na chuva é pra se molhar", eheheh...então vou tentar revelar aqui o que fomos vendo do alto de La Tour Eiffel.

Logo no primeiro pavimento a foto mostra o telescópio de observação dos turistas.
Em seguida você pode observar melhor a estrutura da torre.
Na foto seguinte observe o Rio Sena e uma linda passarela.
Nas próximas o Trocadéro, onde tiramos as primeiras fotos da torre e bem ao fundo da La Defense, o bairro moderno.
Mais fotos e depois você pode observar as pessoas logo abaixo enquanto você aguarda o elevador pra subir o restante.Em seguida mais um pouco da estrutura ...
Depois fotos do Trocadéro e do Sena.
Enfim a foto do nosso brinde!!!
Na seguinte (com o Re fazendo positivo)podemos ver o Chams de Mars, com muitas pessoas no gramado.
Em outra a linda cúpula dourada é do Hotel National de Invalides, onde Napoleão está enterrado.
Na seguinte uma longa estrutura , quase um retângulo é o Museu du Quai Branly, e na outra com o teto de vidro é o Grand Palais.
Nas próximas é fácil ver o Arco do Triunfo e logo a frente as árvores que ficam ao longo da Av. Chams Elissé.
Nas próximas bem ao fundo a grande área verde é o parque Bois de Boulogne.Dá até pra ver o lago, hum que lindo!
Depois podemos ver o painel que marca as distâncias de países em relação à torre e podemos conferir a distância de nossa Brasília e de nossos vizinhos Buenos Aires.
E na última, enfim o Re já embaixo da Torre. Tentei tirar uma foto mostrando a torre mas não consegui bem o efeito que tentei mostrar...
Ah, clique em cima das fotos que você poderá ver bem melhor!!!Au revoir!!!