quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aracaju: limpa, organizada e linda-como toda cidade turística deveria ser.

free counters

Voltei de Aracaju com uma grata surpresa: é a cidade mais limpa e organizada de todas as cidades turísticas que conheci aqui no Brasil. A cidade possui uma orla muito bem estruturada e caprichada(Orla da Atalaia) com atrações variadas desde restaurantes de todos os tipos,lagos com pedalinhos,

pistas de skate maravilhosas, quadras poliesportivas, feirinha de artesanato, um
belo oceanário, fontes luminosas, estátuas e uma ciclovia nos seus seis km de orla.

As praias não são badaladas e animadas como a vizinha baiana, suas águas apesar de escuras são mornas e oferecem quiosques culinária regional e muito caranguejo.
Conhecemos algumas praias como a Atalaia(central) e a dos Náufragos.

Para ir ao litoral norte atravessamos a bela ponte João Alves que

liga ao município Barra dos Coqueiros

e fomos conhecer a praia de Pirambu onde tem desova de tartarugas. Lá fomos conhecer o projeto Tamar e fotografar as tartarugas.

No litoral sul passamos pela praia de Abaís e fomos para a belíssima praia do Saco e depois passamos por algumas lagoas.

Também conhecemos uma duna na bela enseada do Saco.

Além das praias, Aracaju oferece

diversos passeios na imediações.

Fomos ao Canyon do Xingó , na divisa do Sergipe com Alagoas a 200 km de
Aracaju,em Canindé de São Francisco.

O rio São Francisco na represa tem águas bem transparentes e o passeio é feito num catamarã bem confortável com músicas com temas do rio e um guia explicando toda a história da região, a formação das rochas...na chegada ao Canyon eles mudam a música, o que torna bem emocionante o passeio e param o barco para que possamos nadar nas

claras águas do velho Chico, tão sofrido em Minas e na Bahia.

Um belo passeio que todos que tiverem a oportunidade de conhecer Sergipe não podem deixar de ir...

No retorno paramos numa fazendinha onde produzem doces caseiros deliciosos.

Paramos, comemos e compramos( Doce caseiro da Dona Nena).

Também visitamos o Mercado Municipal onde compramos artesanato e castanha de caju.
Conhecemos rapidamente o centro histórico da cidade no qual pude observar o cuidado com a conservação de suas praças, igrejas e a Ponte do imperador, um ancoradouro construído em 1859 para o desembarque de Dom Pedro II quando visitou Sergipe.

Minhas impressões? As melhores possíveis, dá pra perceber né? Nada como conhecer um lugar limpo, organizado, com um povo educado e cordial, um estado com estradas bem cuidadas( todos nossos passeios fizemos de carro próprio e sem guias- exceto o barco), enfim, um lugar em que eu teria o prazer em morar...

1. Tão bom ler os seus textos. Especialmente este. Quando estive em Aracajú (rapidamente) era muito criança e a minha impressão não foi nada parecida com a sua. Agora deu vontade de voltar lá e olhar com mais vontade, já que estas fotos dão uma paz.